Será que o stress causa acne?

Por -

Você teve um semana super estressante, juntamente com noites sem dormir porque você tem trabalhado tão duro para cumprir seus prazos, planejar o dia D tão esperado, ou se preparar para uma grande prova. Com todas essas atividades estressantes, você acorda e se depara com duas grandes espinhas em sua testa. É acne causada pelo estresse, ou o estresse não causa acne? Bom, é isso o que vamos descobrir agora.

Não importa se você tem 15 ou 35 anos, a acne pode atacar qualquer um a qualquer hora. Embora seja mais comum que apareça muita acne durante a adolescência, também é possível que apareça na pele de pessoas adultas e, ninguém quer sofrer de acne na idade adulta. Curiosamente, no mínimo, 90% das pessoas sob estresse têm relatado o aparecimento de acne na pele.

será que o stress causa acne

Mas será que o estresse e a acne realmente tem uma ligação? É realmente uma coincidência que uma acne apareceu em seu rosto logo antes da reunião da empresa ou da data que você foi se encontrar com a “mulher da sua vida”?

Durante anos, dermatologistas de todo o mundo têm debatido sobre a relação provável entre estresse e acne. No entanto, estudos têm confirmado que o estresse agrava a gravidade da acne.

O que causa a acne

Todas as alterações ambientais que criam desequilíbrio hormonal no corpo pode causar acne. Quando a pele acumula células mortas da pele, elas podem aderir à superfície da pele devido a óleos e bactérias. Isso causa a acne.  A acne é um tipo de inflamação da pele, que pode difundir para áreas maiores da pele se deixada sem tratamento.

O que o estresse está fazendo com o seu corpo

Estresse aumenta a oferta de adrenalina no sangue, um hormônio presente tanto nos homens quanto nas mulheres. Isto leva ao aumento dos níveis do hormônio ‘cortisol’ secretado em seu corpo que perturba o seu equilíbrio hormonal. Adrenalina excessiva reduz a capacidade de absorção de nutrientes do corpo e ataca diretamente o nosso maior órgão, a pele.

Posso culpar o estresse pela acne?

Uma pesquisa mostra que o estresse provoca variações na produção hormonal. Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), EUA, reconhece que o estresse pode ser uma das razões que podem fazer a acne durar por muito tempo.

  • Efeito psicológico: Quando seu corpo está sob estresse, a sua imunidade para lutar contra corpos estranhos diminui significativamente. Isto reduz a capacidade do corpo de cicatrizar para 40% de sua capacidade. O tempo necessário para limpar a acne naturalmente diminui drasticamente, aumenta o aparecimento de acne, e deixa a pele com manchas desagradáveis​​.
  • Efeito físico: Durante o estresse, o sistema nervoso estimula a produção de sebo em excesso, contendo o hormônio liberador de corticotropina, que é a principal razão para a perda de cabelo, obstrução dos poros e pele oleosa. Isso agrava os problemas de acne.

Assim, o estresse tem um efeito duplo na piora da saúde de sua pele.

Adultos também tem risco de acne causada pelo estresse?

Sim. Os adultos tem maior risco de ter stress, eles também tem mais chances de serem afetados pela acne relacionada ao estresse.

Como lidar com seu problema de acne

Lave a pele com um produto de limpeza de pele anti-bacteriana, de preferência contendo peróxido de benzoíla. Beba bastante água para eliminar as toxinas do sangue. Não tente espremer a acne, se não ela pode deixar cicatrizes permanentes. Use tecidos limpos para limpar a sua pele.  Evite o estresse em longo prazo, uma vez que ele afeta o seu corpo mais do que apenas fazendo com que diferentes tipos de espinhas apareçam.

Como evitar a acne causada pelo stress

Manter um controle sobre os níveis de estresse, praticando yoga, meditação, exercícios de respiração e uma dieta saudável. Estas atividades proporcionam o relaxamento mental e fortalecem o corpo. Siga as técnicas de gerenciamento de estresse para evitar acne mais tarde. Certifique-se de ter 7-8 horas de sono todos os dias. Delicie-se com suas atividades favoritas. Você deve tentar ficar livre de estresse, uma vez que também provoca o envelhecimento prematuro além de outras doenças.

Outra maneira de acabar com o stress é fazendo a Dieta anti-stress

O aparecimento de acne pode causar trauma nas pessoas, elevando os atuais níveis de stress. Isto irrita ainda mais a pele e agrava problemas de acne relacionados. Este é um ciclo vicioso que continua persistente, a menos que os níveis de estresse diminuam significativamente.

Saiba como acabar com as espinhas no rosto

Julio Lopes

Eu sou estudante de tudo que seja interessante e que envolva negócios e internet (de preferência negócios na internet).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *